Imprensa

"Lonely Hearts resgata uma das 'lendas urbanas' contadas sobre os Beatles. Essa lenda narra a morte de um dos membros da banda, Paul McCartney. Ao propor contar essa história, Senra incorpora em sua HQ uma tendência criativa típica contemporânea, ficcionalizando elementos da realidade. Nessa ficcionalização, o autor opta por criar uma versão da lenda contada há vários anos nos círculos de fãs. (...)"

"Uma coisa é inegável, Rafael soube escrever uma história divertida, que nos enreda do início ao fim. Talvez, a possibilidade de ela ter sido verdade e a vontade de sabermos o que há por detrás desse mistério inventado seja a sua maior qualidade e o que mostra a veia artística que possui Rafael Senra. Essa é a verdade que realmente importa por detrás da 'morte de Paul McCartney'."

"Por fim, a diferença primordial da produção de Senra para aquela dos 'fãs' (...) é que ele não auratiza e/ou se distancia da banda. A banda não é sacralizada, mas profanada a todo o momento. Senra usa da aura que resta aos Beatles no contexto contemporâneo satirizando um dos rituais dos fãs (a criação de lendas sobre a banda). Ele constrói uma versão cômica da “lenda” que provocou a criação e recriação de outras versões sobre os chamados "fatos" que, resumidamente, apenas resultam na publicidade para se quantificar álbuns vendidos, entrevistas dadas, shows realizados, livros publicados, etc".

*

Trechos do ensaio Sobre Lonely Hearts, de Rafael Senra, escrito por Pablo Gobira para o jornal O Cometa (Belo Horizonte/Itabira), edição de novembro de 2009.